Governança

Com vista a fortalecer e criar as melhores condições para o seu desenvolvimento, a Iguana Investimentos adota como princípio fundamental a busca pela excelência em Governança Corporativa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Sob essa ótica, a Iguana Investimentos vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, com o objetivo de estar sempre em linha com as Melhores Práticas de Governança Corporativa, agindo com transparência e respeito para com seus colaboradores, clientes, fiscalizadores e sociedade, integrando os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais.

Código de Ética

Ética empresarial, também conhecida como práticas ou condutas empresariais, é uma forma de ética aplicada. Seu objetivo é inserir dentro de cada colaborador a forma de conduzir o negócio de forma responsável. Ética empresarial compreende todas e quaisquer responsabilidades e obrigações que a empresa tenha com os clientes, fornecedores, legisladores e sociedade. Dessa forma, o Código de Ética da Iguana:


• Aborda não somente princípios éticos normatizados em leis e nos códigos de auto regulação, mas também nos princípios e preceitos que norteiam o comportamento da Iguana perante os seus clientes, fornecedores, colaboradores, concorrentes e sociedade.


• Tem que ser seguido por todos os colaboradores da Iguana nas diversas situações e atividades do dia a dia.

Conformidade com as Regras e Procedimentos para o cumprimento das normas

Compliance é o conjunto de procedimentos e controles para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Um modelo para a conformidade no setor financeiro precisa contar três princípios fundamentais para enfrentar os desafios atuais:


1. A integração com a gestão global de gestão de riscos, assuntos regulamentares, e no processo de gerenciamento de problemas;
2. Um papel estendido de compliance e ativa propriedade do framework de risco e controle;
3. Transparência na exposição ao risco residual e eficácia do controle.

Esses três princípios fundamentais, aliados aos princípios éticos e de independência entre a Área de Gestão e a Área de Risco & Compliance, norteiam a estrutura e os controles internos que a Iguana Investimentos adota para cumprir as regras, normas, códigos e procedimentos elaborados. Dentro destes princípios, se destacam o Manual de Compliance e a Política de Segurança da Informação.

Gestão de Risco

O objetivo da Gestão dos Riscos é gerenciar os riscos envolvidos em todas as atividades, para maximizar as oportunidades e minimizar os efeitos adversos. Mais especificamente, o gerenciamento dos riscos é um processo formal (de negócios) usado para:

• Identificar riscos;

• Medir e avaliar esses riscos, a partir de uma perspectiva da exposição atual;

• Determinar um nível alvo (ou desejado) de exposição (apetite ao risco);

• Definir um plano de gerenciamento (envolvendo controles, ações e revisões) para evoluir do estado atual para o estado alvo.

Mitigação de Conflitos de Interesses

Por conflito de interesse, entende-se a situação gerada pelo confronto entre interesses particulares e coletivos, que possam comprometer o interesse coletivo dos clientes cotistas ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função de gestão da Iguana.

 

Para a Iguana Investimentos cumprir com seu dever fiduciário perante seus clientes, ela adota várias políticas e procedimentos, monitoradas pela área independente de Compliance, entre elas as Política de Investimentos Pessoais e Política de Rateio e Divisão de Ordens.

Informações aos Investidores

O Formulário de Referência é um instrumento criado recentemente pela CVM e que promove a harmonização com as melhores práticas de prestação de contas, ajudando os investidores na compreensão e avaliação das empresas em diversas dimensões, tais como, atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de risco, políticas e práticas de Governança Corporativa e descrição da composição e da remuneração da empresa. Com o tempo a Iguana Investimentos espera que este formulário:

• Melhore a imagem dos gestores independentes de recursos no mercado de capitais e de potenciais investidores;

• Promova a confiança nestas empresas e no mercado de capitais;

• Incentive uma avaliação mais apurada das companhias por parte dos participantes do mercado como um todo;

• Melhore o acesso aos investidores potenciais;

• Acelere o processo em ofertas de distribuição de valores mobiliários;

• Facilite e agilize a localização das informações prestadas pelas gestoras; e

• Evidencie a conformidade com os requerimentos dos órgãos reguladores.